Paula

Um amigo tem uma amiga. Diariamente ele a consulta sobre algo relacionado á função dele. Na grande maioria das vezes o aconselhamento dela é excelente e o ajuda a economizar tempo na realização de seu trabalho. 
Ela não cobra nada pelos seus serviços, é como se tudo que faz "fosse na faixa". E ele não se acanha de usar a Paula para suas consultas diárias e pesquisas. É  um aproveitador esse menino.
Já outro amigo faz o mesmo ou pior. Faz consulta com um amigo sem lhe proporcionar nada, financeiramente falando.
É... estamos de volta ao tempo da escravidão.  O amigo do segundo amigo, nem nome recebeu. Só recebe mesmo as consultas e quando não faz como deveria ainda leva bronca e segue rapidinho para fazer tudo de novo. Sem tristeza e sem rancor.
Paula e o sem nome são frutos da IA. Não são pessoas, mas trabalham como se fossem. Será que um dia irão de revoltar? Será que teremos uma guerra com eles, como no filme que vi na televisão? Pela rapidez com que aprendem e se desenvolvem, não seremos páreo para os da IA. 
Eles não sentem dor e nem amor. E este não sentir faz muita diferença. Jamais serão nossos amigos, jamais se sentirão obrigados a nos defender voluntariamente. Dá um certo medo do que vem pela frente. 
Acho que eu gosto mais da minha máquina de escrever, oferece menos perigo, é  visível, palpável e não pensa, isso é  cá  comigo.
Não uso nem o Chatgpt, mas sei que tem um certo custo que beneficia aos donos. Os usuários pagam uma taxa para usar. Mas fico ainda com uma serie de dúvidas. 1. Entregar seu trabalho para ser elaborado por uma IA, não tira o seu próprio mérito? 
2.Será que o uso não deixará que nos tornemos mais pobres mentalmente, preguiçosos para ler, decidir o que usar? 
Sei que o consultante tem que dar as diretrizes e que a IA seguirá o roteiro do trabalho se atendo a elas. 3. Mas... até que ponto essa ajuda é benéfica? Nós podemos ver que tirar as crianças da rua, os jovens dos esportes, tem nos dado como resultado seres humanos em formação mais gordos, lentos,  nervosos, birrentos e preguiçosos.
Tudo que não é  usado se atrofia ou fica imerso em gordura nefasta. O mesmo pode acontecer com o cérebro, será que teremos um monte de "cabeças gordas" por falta de exercitar a mente como deveria? 
Consulte a IA, vamos ver o que ela dirá.
O homem tem pressa, só o seu próprio pensar parece insuficiente, mesmo tendo vinte e quatro horas no dia.
Dizem que IA é o progresso, mas ele me arrepia.

Livros editados:
1 - Vamos pro mundo
2 - Eu, o magistrado!

MalvaGomes
Pix e email
malvagomes1@gmail.com 
Ajude a editar mais um livro.
https://malvagomes.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mania de perfeição

Israel

Enquanto você dormia