Caquiar

Nosso Brasil é  tão vasto, que se encontra praticamente um país em cada ponto cardial.
Na Europa, principalmente, há países menores que muitos estados brasileiros, você há de concordar.
Os usos e costumes mudam muito de lugar para lugar. No Nordeste come-se muito feijão, mas é  o roxinho, e no Rio de Janeiro é  o pretinho.
Se formos analisar os pratos típicos não pararemos mais de falar.
Quando cheguei em Goiás, há muitos anos, precisei de água de lavadeira e minha sogra apontava a torneira do "batedor". Eu olhava para o "tanque" e não via a garrafa. 
Depois de muito constrangimento de ambas as partes e de várias explicações ela entendeu que a água de lavadeira era a Qboa. Foi uma canseira...
A poucos dias me perguntaram o que é  caquiar, que aparece em alguns dos meus textos. Nem o Google soube informar. 
Caquiar é  procurar, quem é  ou esteve um bom tempo no Nordeste sabe.
Lembro-me de que minha mãe  tinha um quintal muito grande e ssim que acordava, pegava uma faca e uma bacia e saia porta afora para o fundo do cercado. E perguntávamos o que vai fazer minha mãe? E ela respondia: "Vou caquiar o que comer". 
E de repente sumia entre os pés de manga, banana, umbú, pinha e outras iguarias que o Senhor providenciou como um bom café da manhã, para minha mãe na Bahia.

Livros editados:

Livros editados:
1 - Vamos pro mundo
2 - Eu, o magistrado!

MalvaGomes
Pix e email
malvagomes1@gmail.com 
Ajude a editar mais um livro.
https://malvagomes.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mania de perfeição

Israel

Enquanto você dormia