Amigos das mangas

Neste nosso mundo tem amigos de todo jeito, tem até amigo do peito, do alheio e das frutas do quintal.
Mas minha mãe tinha dezenas de amigos das mangas.
Amigos que fora da safra nem bom dia lhe davam, mal e mal um aceno de cabeça
Minha mãe não se importava, sorria e esperava vê-los na safra de novembro até fevereiro.
E os pés de manga florindo, e dona Juju olhava sorrindo. Tinha no quintal, manga mamão, coquinho, rosa e minha predileta, a espada, doce como mel.
E chegava o tempo. Minha mãe sentada na calçada e o povo se achegando. Como vai dona Juju? E ela sorria se fazendo de desenganada. E a prosa corria.
Quando ela via que podia dar o assunto por acabado, dizia:" Ô fulano, você não quer ir pegar uma manga no cercado? Aproveita e coloca a mangueira para molhar tal pé de manga lá do outro lado".
Era engraçado ver o sujeito já ir tirando uma sacolinha do bolso e partir animado.
Mas amigos do pé de limão rosa, minha mãe nunca teve, o limão era de graça, mas o preço do açúcar era e ainda é  muito salgado.

@malva-gomes
malvagomes1@gmail.com
https://malvagomes.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mania de perfeição

Israel

Enquanto você dormia